Entendendo o e-commerce

O termo “e-commerce” ou “eCommerce” é derivado do termo inglês “comércio eletrônico” e envolve todos os processos relacionados à compra e venda de bens e serviços realizados por meio de sistemas digitais – seja internet, banco de dados informatizado ou software de contabilidade.

Uma loja online atua como uma plataforma de vendas central na qual os compradores em potencial navegam pela variedade ofertada, realizam pedidos ou inscrições e pagam por meio de um sistema digital.

Em uma definição mais restrita, o e-commerce faz parte do e-business. Isso inclui todos os processos de negócios automatizados nos quais as tecnologias de informação e comunicação eletrônicas são usadas.

O e-commerce otimiza os meios de vendas, reduz custos associados e torna este trabalho mais produtivo e rentável.

O e-commerce permite qualquer tipo de transação comercial. Os negócios podem ser realizados, por exemplo, na área B2B (relações comerciais entre empresas), bem como na área B2C (negócios entre empresas e consumidores). Dependendo do objetivo do negócio, define-se quais canais e tecnologias utilizar.

Utilizar processos de negócios amplamente automatizados é tornar o trabalho mais eficiente e aumentar as vendas.

Não é necessário digitalizar todos os processos. Em vez disso, a tendência é apostar no marketing digital, que permite o uso de canais diversificados de comunicação e promoção, tais como Instagram, Facebook, Linkedin, Google Ads, etc.

Vantagens do comércio eletrônico com a integração da Gestão Comercial - ERP

As empresas ou empreendedores podem se beneficiar do comércio eletrônico de várias maneiras. Os benefícios incluem:

Superando distâncias: A Internet torna os varejistas independentes de um local fixo de vendas. É possível expandir mercados sem a necessidade de abrir novos novos pontos de venda físicos, ainda que seja necessária capacidade logística. 

Processo de compra com economia de tempo: o e-commerce permite ao consumidor fazer compras rapidamente, sem que precise ir primeiro a uma loja física. Já o vendedor recebe imediatamente uma confirmação do pedido por meio de um sistema de loja virtual. Os provedores de serviços também podem oferecer seus serviços online 24 horas por dia. Por exemplo, uma instituição de ensino pode disponibilizar seus cursos online no formato de inscrição ou pré-inscrição analisando a demanda para determinado tema. 

O comércio eletrônico reduz os custos de transação: torna-se desnecessária a abertura de novas empresas e depósitos. Os sistemas de estoque, checkout e loja monitoram automaticamente o estoque e o fluxo de caixa. Isso facilita a coordenação das diferentes áreas da empresa e oferece espaço para novos modelos de negócios.

Marketing: vale a pena combinar o mundo online e offline e usar vários canais. Se você usa uma loja online e mídia social, além de varejo estacionário, existem mais pontos de contato para o consumidor nos quais ele pode decidir sobre sua oferta.

Publicidade com alto alcance: mídias sociais, blogs e o site da sua empresa oferecem maneiras baratas de chamar a atenção para sua oferta. As empresas ativas no Facebook se beneficiam do alto alcance da rede. Muitas vezes, o marketing de busca e os anúncios online podem ser implementados com sucesso com um orçamento de publicidade menor do que os tradicionais anúncios impressos. Além disso, a publicidade online é mais fácil de personalizar do que a publicidade tradicional.

Mais proximidade com o cliente: usar as mídias sociais estabelece um contato mais pessoal com clientes em potencial e melhora a imagem da sua empresa. Ferramentas de rastreamento e análise tornam mais fácil coletar dados pessoais e criar perfis de clientes mais precisos. Isso permite que as campanhas de publicidade sejam mais bem planejadas e o alcance seja personalizado de acordo com a demanda.

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